';

A alta da Dengue no Brasil.

Não se fala de outra coisa senão coronavírus, a pandemia infectou mais de 160 mil pessoas em todo o mundo, deixando mais de 5.000 mortos até agora. Mas, mesmo que pouco se fale, ocorreu um número alto de casos registrados nesse ano da Dengue no Brasil.  Há mais notificações da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti no Brasil do que confirmações de casos do coronavírus.

Segundo o Boletim Epidemiológico (fevereiro) do Ministério da Saúde, houve um número alarmante de casos de dengue, zika e chikungunya nas primeiras sete semanas de 2020, período de verão, com altas temperaturas e incidência de chuvas. Já são 94.419 os casos prováveis e dengue no Brasil, conforme o boletim do Ministério da Saúde de 20 de dezembro à 1º de fevereiro, ainda sem incluir o último mês. O Ministério da Saúde alertou que a endemia de dengue preocupante  e que a população deve continuar combatendo o mosquito transmissor, evitando a proliferação do Aedes aegypti.

Brasil registrou, em apenas 34 dias, 91,1 mil casos prováveis de dengue, a doença mais disseminada pelo mosquito Aedes aegypti no país. São Paulo é o estado com maior número de infectados, mas também por ser o mais populoso do país. No entanto, quando se analisa a incidência, que é o número de casos a cada 100 mil habitantes, o Acre, o Mato Grosso do Sul e o Paraná lideram a lista, de acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde no período de 29 de dezembro de 2019 a 1º de fevereiro de 2020.

Mas, Mapas de casos da doença deixam claro o destaque em uma faixa do país que começa no Acre, passa pelo Centro-Oeste e por parte do Sudeste, terminando no Paraná. Estados do Nordeste, como Paraíba e Pernambuco, tiveram poucos casos em comparação com unidades de outras regiões.

 

As recomendações para eliminar os focos de proliferação do inseto são:

  • Mantenha caixas d’água, cisternas e poços fechados e vedados. Isso vale para aquários
  • Mantenha piscinas sempre limpas. Use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente
  • Mantenha os pratinhos e vasos das plantas limpos e preenchidos com areia até a borda
  • Evite ter em casa plantas que acumulam água em suas folhas ou flores, como as bromélias, ou retire a água com frequência
  • Deixe garrafas, vasilhas, baldes em locais cobertos e protegidos da chuva e com as bocas viradas para baixo;
  • Não deixe água acumular em desnivelamento de lajes e quintais
  • Mantenha sempre calhas limpas e niveladas

 

Recommend
Compartilhar
Tagged in