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8 ensinamentos sobre conscientização e uso do EPI que você deve passar para sua equipe.

A conscientização sobre a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) é uma atividade constante, isso é, é sempre necessário continuar conscientizando todos os colaboradores sobre a sua importância e cobrar a aderência às boas práticas de segurança do trabalho sem exceções.

Todas essas atitudes vão de encontro a construção de uma cultura da segurança que, por si só, traz inúmeros benefícios para a empresa e não somente para o trabalhador. Contudo, o foco sempre deve ser a segurança desses indivíduos e o bem-estar da equipe como um todo.

Curioso para saber quais ensinamentos podem ser aplicados no dia a dia da empresa a fim de garantir a segurança de todos os colaboradores? Continue lendo esse texto e descubra!

1- ADEQUAR O EPI AO RISCO DA ATIVIDADE

É importante enxergar o EPI como um equipamento especializado, ou seja, uma mesma luva não serve para todas as finalidades.

Uma luva de látex natural, por exemplo, não é indicada para manipulação de ácido clorídrico e no caso de um acidente o funcionário pode sofrer sérios danos. Em contrapartida, é o EPI indicado para manipulação de álcool etílico e em um possível acidente, o funcionário estaria protegido, resultando em consequências menos severas para a saúde dele.

Isso é especialmente relevante para indivíduos que trabalham em múltiplas funções na sua rotina de trabalho, porque eles podem estar atrelados a mais riscos e necessitam, então, de EPIs específicos para cada um desses riscos ambientais ou um que se adeque aos riscos combinados.

  • Recomenda-se consultar antes os níveis de proteção química do equipamento.

2- O EPI PERSONALIZADO PARA O INDIVÍDUO

Outro problema que é muito comum em empresas é oferecer os EPIs somente em tamanho médio, pois é aquele mais utilizado. Muitas vezes, esse equipamento mais será um empecilho do que verdadeiramente uma proteção, podendo impactar na precisão do trabalho que está sendo feito, interferindo na produtividade e, até mesmo, provocando um acidente.

Sendo assim, é de extrema importância oferecer EPIs do tamanho correto! Essa também é uma ótima forma de demonstrar que a empresa se preocupa com cada um individualmente.

3- TREINAMENTO ADEQUADO PARA O USO DOS EPIS

Se você fosse convidado para operar uma máquina de ultrassom agora, você seria capaz? É preciso ter o treinamento para fazer isso, certo? O mesmo acontece com os EPIs, por mais intuitivo que o seu uso seja, é muito importante deixar claro como realmente é, inclusive, isso é previsto pela Norma Regulamentadora (NR) 6.

Qual o lado correto da seta de um trava quedas? É esse tipo de questionamento que um bom treinamento deve responder, inclusive, para garantir a conscientização do trabalhador sobre a sua segurança.

A propósito, o lado correto é sempre para cima (a mesma direção que o trabalhador está se deslocando).

4- OFERECER EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO DE QUALIDADE

Outro ponto que certamente irá chamar atenção dos colaboradores é a disponibilização de EPIs de qualidade. Ele perceberá de imediato que existe um grande investimento na segurança do trabalho e dará mais valor às práticas adotadas pela empresa de forma geral.

Além disso, é importante adequar o EPI aos riscos, sendo assim, nada de achar que uma mesma luva serve para todas as atividades! Lembre-se da dica número 1. É preciso prestar atenção extra a esses detalhes, pois é através desses pontos que os colaboradores poderão dizer se a empresa realmente se preocupa com a saúde deles ou é somente uma prática vazia.

E se engana quem pensa que EPIs e EPCs bons são necessariamente caros, falamos anteriormente sobre o custo-benefício do mesmo e é uma leitura interessante para quem quer economizar sem abrir mão da qualidade.

5- RESPEITAR A SINALIZAÇÃO DAS FÁBRICAS

Em muitas fábricas existem sinalizações que indicam as áreas seguras pelas quais os funcionários podem transitar sem medo. A grande questão é que muitos funcionários não respeitam essa demarcação.

Nesses casos, também é importante reforçar em treinamentos e estar sempre fiscalizando a execução das boas práticas desses indivíduos, a fim de apresentar um feedback sempre que elas forem desvirtuadas.

6- INCENTIVAR A COMUNICAÇÃO ENTRE COLEGAS DE TRABALHO

Muitas vezes, o próprio colega de trabalho pode ser um agente de mudança efetivo, colaborando para uma cultura de segurança mais forte. Nesse sentido, empoderar os colaboradores para falarem abertamente com os seus colegas, levando um feedback construtivo a respeito de suas atitudes é uma ótima forma de fomentar isso.

Afinal, um funcionário que não age de acordo com as boas práticas de segurança do trabalho também está colocando a vida de outros em risco, sendo assim, estes são os maiores interessados.

7- ESTAR SEMPRE ATENTO ÀS ATIVIDADES

Muitos indivíduos pensam que estão 100% seguros no ambiente de trabalho, contudo, o EPI não elimina o risco, mas sim minimiza as consequências. Esse é o modo de pensar que todos os funcionários devem ter, dessa forma, o acidente nunca será causado por uma falta de atenção ao desempenhar as atividades.

A empresa tem muito a ganhar nesse aspecto, a cultura de “mais atenção” está atrelada a maior produtividade, logo, pode até mesmo aumentar os lucros da empresa.

8- BOAS PRÁTICAS AO LIDAR COM O EPI

Como qualquer outro equipamento, o EPI também deve ser substituído após determinado tempo de uso. É primordial estar atento a vida útil do mesmo e os funcionários também devem sentir-se à vontade para solicitar um novo sempre que este apresentar marcas do uso. Neste momento, a empresa deve dar suporte ao colaborador e efetuar a troca.

Por isso, é sempre importante estar conscientizando os funcionários sobre as boas práticas de uso, descarte e substituição em caso de o EPI ser danificado ou extraviado.

PRONTO PARA CONSCIENTIZAR OS COLABORADORES SOBRE A SEGURANÇA DO TRABALHO?

A conscientização dos funcionários é um processo contínuo e deve contar com o envolvimento de todos os colaboradores. Sendo assim, divulgue amplamente essas 8 práticas e sempre conte com o feedback dos funcionários para alinhar a comunicação da empresa.

Fonte: www.danny.com.br
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