';

Trava-Quedas: O que é e para que serve?

De acordo com a NR6, é dever da empresa fornecer o equipamento necessário para seus colaboradores, para trabalho em altura assim como diversas áreas é exigido uma atenção especial com os Equipamentos que deverão ser utilizados. Lembrando que cabe ao colaborador também fazer o uso correto do equipamento e mantê-lo conservado. Para trabalho em altura, um dos itens mais importantes é o Trava-Quedas.

Trava-Quedas é um dispositivo mecânico de travamento que deve fazer a ligação entre o cinto de segurança e o ponto de ancoragem que servirá para evitar que o trabalhador sofra uma queda durante o trabalho, quando fornecido é de uso obrigatório para atividades em que o trabalhador ficará a pelo menos dois metros de altura do solo, correndo risco de sofrer uma queda. Atividades que precisem da utilização de andaimes e escadas, limpeza e pintura externa de prédios, manutenção de torres de sinal e telhados e tarefas em geral que exijam a suspensão do trabalhador.

Diferença entre Trava-Quedas e Talabarte de Segurança

Muitas pessoas acham que esses dois EPIs para trabalho em altura exercem a mesma função, mas são equipamentos que devem ser utilizadas de forma separada, já que exercem funções distintas. Conheça esses dois Equipamentos:

Trava-Quedas: sua função de impedir a queda do trabalhador, travando o cinto de segurança e o profissional para que não se choquem com o solo. Ele pode ser composto de fitas sintéticas, cordas ou cabos, dotado de sistema de frenagem, molas e itens que funcionam sem a interferência do trabalhador. Além disso, o Trava-Quedas também é utilizado com a linha de vida.

Talabarte de Segurança: sua função é permitir que o trabalhador se desloque de forma segura de um lado para o outro durante a realização de suas tarefas. É composto de fibras sintéticas, fitas ou cordas e ganchos em aço. Seu funcionamento depende de ação do trabalhador. O talabarte de segurança não é utilizado com a linha de vida.

 

Quais são os tipos de Trava-Quedas?

Trava-Quedas pode ser deslizante, sendo acoplado à uma linha de vida colocada em posição vertical e faz os movimentos de deslocamento em uma linha de ancoragem que pode ser rígida ou flexível. A linha de ancoragem rígida é composta por um trilho ou cabo de aço. Já a linha de ancoragem flexível pode ser composta de corda de material sintético ou de cabo de aço.

Recommend
Compartilhar
Tagged in